sábado, 23 de outubro de 2010

Lowell L. Bennion


Lowell L. Bennion foi um mebro ativo da igreja SUD, e várias foram suas contribuições intelectuais. Porém, durante os anos 50 e 60, Lowell L.Bennion mantinha sua posição contrária quanto a negar o sacerdócio aos negros. Algumas das suas citações:


O maior problema do mundo hoje ... é a necessidade dos homens de todas as raças ... de sentirem seu próprio valor e dignidade como seres humanos. É a minha crença de que os homens brancos não são superiores aos homens de outras raças.

Se tivéssemos fé em Cristo, estaríamos ansiosamente e voluntariamente empenhados em buscar que [todas] as raças tivessem as mesmas oportunidades de educação, cultura, emprego e habitação como nós, que somos caucasianos.
" Lowell L. Bennion, 1965, Instrutor

Uma outra citação que lhe causou problemas na Igreja foi esta:
A retenção do sacerdócio ao negro não é uma doutrina da igreja, é uma prática da igreja, que precisa ser justificada pela doutrina da Igreja ". Lowell L. Bennion, 1968, professor, conselheiro, Humanitário p. 253 Lythgoe Mary Bradford

Por que era um problema um homem se manter firme em defender os direitos dos negros na Igreja Mórmon? Por causa da política racista adotada oficialmente pela igreja SUD. Por exemplo, Joseph Fielding Smith escreveu:
Há uma razão pela qual um homem nasce preto e com outras desvantagens, enquanto outro nasce branco, com grande vantagem. A razão é que nós viemos de um estado pré-mortal, e fomos obedientes, para mais ou para menos, para as leis que nos foram dadas lá. Aqueles que foram fiéis em todas as coisas lá, receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos .... Não houveram neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, quer com Cristo ou com Satanás ..... O negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece. "Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, vol. 1, páginas 66-67

Veja outras citações racistas AQUI.


Em 1962, Lowell L.Bennion foi demitido do Instituto de Religião SUD, na Universidade de Utah, que fundou e ensinou por 27 anos. As razões dadas para sua demissão estão documentadas e foram:

•    “...fracasso  coerente  para “recrutar ativamente estudantes"

•     "bastante relaxado", insistindo em exigências escolares, dando apenas resultados de aprovação/reprovação, sem distribuição de tarefas ou documentos

•    Não tinha "lutado para o reconhecimento do instituto como uma escola certificada cujos créditos podem ser transferidos"

•     "posição não-ortodoxa sobre a “Questão do negro "

•     "crítica das pressões sobre os missionários para batizar apressadamente na Igreja"  Lowell Bennion: professor, orientador, p. Humanitária 253 Lythgoe Mary Bradford

Porém, ele estava no lado correto da história. De fato, David O.Mackay confirma isto:

"McMurrin em seguida descreve parte de sua conversa com março 1954 com[Presidente David O. McKay] em que [o Presidente McKay declarou] sua própria crença de que a proibição do sacerdócio foi política, não doutrinária, e, portanto, suscetível à mudança." David O. McKay and the Rise of Modern Mormonism p. 97 Gregory A. Prince

Se o próprio presidente da igreja, Mackay, acreditava que a proibição do sacerdócio era apenas política e não doutrinária, e acreditava que era algo que poderia ser mudado se outros apóstolos desejassem que acontecesse, por que Lowell Bennion foi punido?

Texto adaptado de Diário História SUD


Fonte:    http://investigacoessud.blogspot.com/

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