quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O QUE PENSA O LIVRO DE MÓRMON SOBRE A POLIGAMIA?


Disse Nefi:"Eu Nefi,tendo nascido de boa família,fui,portanto,instruido sôbre alguma coisa de todo conhecimento de meu pai...".Assim começa a leitura do livro de Mórmon, Nefi afirmando que era de boa família,e com certeza essa família era formada por seus pais e irmãos




.A monogamia era praticada por Lehi,pai de Nefi, e esse entedimento de casamento foi vivido pelos filhos desse homem. Nefi era um homem fiel a Deus,conforme o livro relata, a todo momento ele exorta seus irmãos a guardarem os mandamentos de Deus(1Nefi 16:4),e sabendo que era importante o casamento no plano de Deus,ele e seus irmãos se casaram com as filhas de Ismael(vers.7),seguindo o exemplo de seu pai,Nefi guardou os mandamentos e foi extremamente abençoado pelo Senhor(vers.8).





Com certeza esse homem seguia o modelo de casamento que Deus tinha instituido no Éden (Gên.:22-24),ou seja,a monogamia.No livro de Jacó,irmão de Nefi,existe uma advertência muito forte ao povo para que não praticasse iniquidade aos olhos de Deus,pois o povo endureceu o coração,e assim voltaram-se a prática que Davi e Salomão viveram,a POLIGAMIA(Jacó 1:15).Jacó e seu irmão José haviam sido consagrados sacerdotes do povo,e cabia a eles ensinar com diligência a palavra de Deus,para que o sangue do povo não caíssem sobre suas vestimentas(Jacó 1:19).



Esse homem, tinha um compromisso com o povo,de fé e obediência,essa seriedade ele afirmou (Jacó 2:2),o pecado da poligamia,era abominável a Deus,e Jacó afirmou que tinha vergonha ante meu criador de ver tanta maldade no coração do povo (Jacó 2:4-6).Jacó entendia a palavra de Deus,e praticava,e ele desejava que o povo tivesse entendimento da palavra,pois assim não iam usar como desculpa para praticar libertinagem,que foram escritas sobre Davi e Salomão,pois tiveram muitas mulheres e concubinas,e Jacó segue afirmando que a POLIGAMIA era ABOMINACÃO,e que o homem não poderia ter mais de uma esposa(Jacó 2:23-28).



É notório que a poligamia nunca foi ensinado ou praticado pelos profetas do livro de Mórmon,e sim,a monogamia que foi o padrão estabelecido por Deus no Édem.No cap. 3,Jacó fala aos puros de coração,e pede para que eles olhem firmes e com fé para Deus,e novamente adverte contra a POLIGAMIA,e diz que é libertinagem.E assim,ensina o padrão de Deus para um casamento feliz(Jacó 3:1-7).Podemos perceber,que o "livro mais correto do mundo,a pedra angular dos mórmons,o livro que mais aproxima o homem de Deus e que possui a plenitude do evangelho",abomina totalmente essa prática,que Joseph Smith tentou introduzir como mandamento eterno na sua igreja,e que foi uma experiência terrível para aquelas mulheres e todo o povo mórmon.



Mas o que levou Joseph smith a mudar o padrão de DEUS da monogamia para a poligamia? ,tendo em vista que ele tinha esse entendimento correto,pois se casou com Ema,e recebeu "revelações" sobre a forma correta de casamento,veja:"Amarás a tua esposa de todo o teu coração e a ela te apegarás e a NENHUMA outra,e aquele que olhar uma mulher para cobiçar,negará a fé,e quem cometer adultério será EXPULSO"(D&C 42:22-24),mas adiante ele afirma ter recebido mais "revelações" sobre a maneira que um Cristão deve viver em um casamento(D&C 63:14-18),e também ele afirma que é legítimo que o homem tenha UMA esposa(D&C 49:15).



O que fez com que Joseph Smith mudasse tão rapidamente e radicalmente de opinião?,O que levou ele a se desviar da verdade e levar tantas pessoas com ele,nessa abôminação?.Para os amigos mórmons convido a não confiar no braço da carne(2nefi 4:34),pois o homem é livre para agir por si próprio(2nefi 2:27),pois quando deixamos de guardar os mandamentos nos afastamos de Deus(2nefi 4:4).E foi isso que aconteceu. Smith,passou a agir pelo seu instinto,e foi se afastando de Deus e com ele,levou muitos filhos de Deus,que foram cegados pela névoa de escuridão que pairava na cabeça de Joseph Smith(1nefi 12:4,17).Convido a você amigo mórmon,a seguir a Cristo(2nefi 31:20),e a orar a Deus em nome de seu filho,Jesus Cristo para que possa ter a luz do Espírito Santo,e assim através de um sincero estudo e oração possa entender e conhecer o verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo(moroni 10:5-7).

 
 
 
Missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário